segunda-feira, 8 de março de 2010
Dia Internacional da Mulher
Pensei em postar uma frase motivacional, mas se nem eu suporto auto ajuda... então.. que tal lembrar de sofrimento e conquistas da mulher ao longo de todo esse tempo...,
"O fato de estarmos aqui (...) é o triunfo de muitas mulheres
que nos antecederam: as visionárias, as bruxas, as sufragistas,
as feministas e, sem dúvida, as poetas.
Porque esta realidade foi utopia, como é utopia o
que falta conquistar" . (Maria Guera - México)
Companheiras, o porquê da data?
As comemorações do 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. Essa luta é antiga e contou com a força de inúmeras mulheres que nos vários momentos da história da humanidade resistiram ao machismo e à discriminação.
O 8 de março foi uma data escolhida para as comemorações ao dia internacional da mulher, em homenagem às 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, a primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. E no dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas.
Texto retirado de: http://www.redemulher.org.br/espanhol/8demarco.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Parabéns Rose pelo seu dia e pelo dia de todas as mulheres, sem vcs mulheres o mundo não teria cor, não mostraria a sensibilidade da beleza feminina e o talento e dom que todas demonstram ter. Feliz dia da mulher!!!
Nossa, não sabia da hitória,coisa terrível! A própria inquisição com outra maquiagem.Montão de bjs e abraços e uma semana linda
Parabéns querida! Pelo teu dia e dia de todas as demais mulheres! Não sabia da história, foi bom ter vindo aqui, agora já sei!
Um abraço!
Postar um comentário