terça-feira, 28 de outubro de 2008

"Dialógos Culturais" - em Comunicação Mídia e Cultura


Diálogos Culturais é um projeto que consiste num ciclo de palestras em comunicação, mídia e cultura, realizado pelos alunos do curso de Comunicação Social, do Centro Universitário Luterano de Palmas, em suas várias habilitações: Jornalismo e Publicidade.

O projeto é uma iniciativa dos professores Valdirene Cássia e Edglei Dias Rodrigues, organizado pelos alunos da disciplina "Comunicação Mídia e Cultura". De acordo com os idealizadores do ciclo de palestras, o evento tem o objetivo de abrir espaço para "exposição democrática de idéias, reflexões e trocas de experiências no âmbito universitário, buscando uma construção mais sólida de conhecimentos".

O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de setembro e abordou questões baseadas no vídeo-palestra "O desejo", em que médico psiquiatra Mardônio Parente de Menezes, debateu com alunos e convidados as peripécias do desejo, suas faces e interfaces e, como ele é e pode ser trabalhado na mídia.

Já em sua segunda edição, o projeto conta com a simpatia de estudantes de outros cursos, como dos alunos da Pedagogia.
No último dia 28, o assunto em pauta foi a “A cultura juvenil na presentividade” e teve com palestrante e debatedor o professor José Damião Trindade Rocha. Conceitos como “linguagem líquida”, “sociedade líquida”,” heteronormatividade”, “juventude cyborg” , “relacionamentos de bolsos”, foram explorados durante um diálogo culturalmente divertido. De acordo com o José Damião, os estudos preocupam-se, muitas vezes, com os conceitos do passado, como as coisas aconteceram ou ainda, em como acontecerão no futuro, “para onde iremos?”, “como nos preparar para o desconhecido?”. “E o hoje, e o presente, o que fazer?”, questiona o professor. A sociedade não é e não está mais sólida e densa, ela é liquida, fluída, flexível e mutável. Não há, no entanto, quem sabe, uma forma única. O senso comum, sutilmente, molda-se, (des) molda-se, não se mantêm uma forma única e estática, como nos sólidos. Ou seja, os interesses tomam forma a partir dos fatos. No entanto, não há tempo hábil para que eles se solidifiquem, uma vez que, admite a condição de efêmero. Os estilos de vida, as crenças, as convicções, as referências, as tendências, o fashion, o Cult, as tribos, as instituições, as representações, enfim, as formas de ser e parecer nesta sociedade liquida, são mutáveis.

A cultura juvenil exterioriza essa condição líquida da sociedade. O corte de cabelo, a tribo do momento, a música da vez, a moda, as tatuagens, os relacionamentos, os anseios, desejos e etc... Outdoor vivo de si mesmo. É um produto a venda, em que a moeda de troca é ser aceito.


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