sexta-feira, 10 de julho de 2009

Algumas palavras sobre Talese e Chico

Exclamou: Dos geminianos, só o Chico. Então, ela lembrou que esse era seu signo ascendente. Aquariana e ascendente em gêmeos, será se é boa pessoa.
Não sabia, se era outra coincidência, mas Talese é aquariano. Refletiu, deixou os acasos e continuou.

Talvez, não por acaso estivesse lendo "Tantas palavras". Descobriu o menino que adorava futebol de botão e para tal criara até um time: o Politheama! Apaixonado por futebol! Criador de cidades em que, inclusive acidentes geográficos, tinham nome e sobrenome! Ela conta que só não apreciava a escolha que ele fizera pra time do coração... Nada contra o fluminense, ela exclamava. E também, nada a favor.
Até Bob Marley bateu uma bolinha no Centro Recreativo Vinícius de Moraes, sede que Chico criara para o time Politheama. O poeta, artista, cancioneiro não respira mais a música de outrora! Segundo ele, a música ficou no passado, em outra época, na juventude de outro tempo. Agora, na fase madura de sua arte, dedica-se à literatura. E ao mais difícil dela, ao ensaio.

Realmente, deveria ter ido à FLIP... Além de Chico, que apresentou sua mais nova obra, Leite Derramado, estava na 7ª Festa Literária Internacional de Paraty, o pai do new journalism , Gay Talese!

O jornalista norte americano entrou para a história da Comunicação Social, ao incorporar no jornalismo características de literatura, com atenção aos detalhes na descrição de cenas, diálogos e ponto de vista dos personagens. Talese sempre acreditou na qualidade da construção jornalística e que a pressa e a rapidez exigida pelos meios pode sim prejudicar as reportagens. Convidado de honra da FLIP, o jornalista defende que as vezes notícias são muito óbvias e prefere as outras ramificações. Ao lado do inseparável chapéu, com seu terno completo e sua gravata amarela, Gay Talese contou que aprendeu com a mãe o faro jornalístico. Uma vendedora de vestidos, que tinha profundo interesse nas histórias de suas clientes e ensinou ao filho o princípio que guiou sua vida e carreira.


Realmente, perdemos. Tanto eu quanto a pequena! Tomara que no próximo ano o Chico lance mais um livro ou Talese resolva voltar ao Brasil. Como dizem - "sonha Alice"!

Nenhum comentário: