sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Os tais olhos de ressaca

Certa vez disse-me, "tenho medo de seus olhos, são olhos de ressaca"... Disse ainda, "dissimulados". “Tenho medo de você, deles”. Inicialmente, não entendi nada... Somente lembrei-me de um tal Dom Casmurro, que assim, descreveu o olhar indescritível de sua Capitu. Realismo brasileiro, romanceado por Machado de Assis. Palavra, imagem, som, ópera, vida, deslizes, paixões, dúvidas, eternas dúvidas.

De volta ao início, não entendi o porquê tal comparação. Os olhos (meus) são normais, sem nada de diferente. Já dos dele, não posso dizer o mesmo. Esses sim eram (são) olhos de ressaca, oblíquos e, às vezes, pareceu-me dissimulados. Girassóis, olhos de girassóis. Belos, e amarelos...

Em Dom Casmurro, tem-se a dúvida quase eterna, livre às interpretações dos leitores, se houve ou não a traição de Capitu. Não há comprovações, fatos concretos. O que existem são suspeitas. Apenas suspeitas.

Sobre o início, o que houve? Palavras, lágrimas e evidentes manifestações de afeto. Nada de dissimulação, nem olhos de ressaca. Sobre o que se sucedera, não há o que dizer, como em Dom Casmurro, tenho apenas a impressão em primeira pessoa, visão única e sem opiniões de terceiros.

Se aconteceu ou não, resta a Dom Casmurro, a Bentinho, a tal flor, e a tudo, a eterna dúvida. Suspeita.

“Ficamos assim, a olhar um para outro. Sem dizer nada”

Capitu e o início eram assim como os pássaros, saíam sem pagar nada.

Um comentário:

Rogerio Furtado Magalhães disse...

Feliz natal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Wu não comentei antes, porque este texopareceu confuso ate par amim( eu nao entendi nem o texto quando o li, rsrsrs ( o do Machado).
E passarei o reveilon em Pirinopolis com amigos. me fale o qeu ira fazer, se pudesse te convidaria par ir conosco, mas sobre issoso me fale se tem condisção de vir a brasilia, chegar ate domingo e ir ate la na segunda.
Eu me interessei em ir a sua formatura, o problema sera dinheiro a ir mesmo.
Linda ano que vem sera um ano especial para nos espero que possamos aproveitar
FELICIDADES LINDA!!!!