quinta-feira, 8 de março de 2012

Sobre meninas e janelas


Eu gosto de apreciar coisas históricas! Não sei por que, mas museus, escadarias, janelas, esculturas, livros antigos, fascinam-me.

Alguns me consideram antiquada, saudosista e até velha demais para minha idade.

Mas o fato é que adoro passear por cidades históricas, adoro ruas, casarões... Passear pelo velho me faz sentir ainda mais nova e viva, se querem saber! Tendo a consciência de toda a essência que todo o conjunto da obra representa.

Sou atraída, principalmente, por aqueles casarios cheios de janelas, dezenas delas, que diante de sua imponência arquitetônica, faz-me pensar nas MENINAS que as habitavam. Faz-me pensar nos dias e noites em que essas MENINAS ficavam ali a esperar o famoso príncipe encantado que as libertariam da alcova familiar, mas que na verdade somente as transfeririam de prisão. Seus destinos já estavam traçados: ser esposas e mães.

Mas, muito além deste destino, lembrando daquelas janelas, pergunto-me se essas MENINAS não tinham sonhos e se não queriam pular daquelas janelas e irem à busca dos seus sonhos, sem viver a expectativa de um falso resgate.

Demorou, mas essas meninas começaram a pular janelas e, até mesmo, sair pela porta da frente, para irem elas mesmas em busca dos seus próprios sonhos e anseios. Pagando o preço e também saboreando o prazer de sua coragem, o prazer de ser ELAS, o prazer de ser MULHER.

Algumas ao longo da história pagaram com a própria vida: feministas, poetas, atrizes, mães, operárias, sufragistas, e muitas outras. Mas não morreram em vão! Pois se era utopia o que conquistamos até hoje, que não seja utopia o que ainda falta conquistar.

Sabe Chico, a moça triste não está mais debruçada na janela pensando que a banda tocava pra ela, pelo contrário, a moça alegre foi junto com a banda e está fazendo o seu próprio carnaval.


Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, embora este seja um dia apenas simbólico, nós sabemos que a luta é diária e não pode parar.


Rose Dayanne Santana
Jornalista, Aquariana, Esquisita, Flamenguista e ascendente a Feminista

2 comentários:

Thânia disse...

Nos temos que exaltar cada vez mais o nosso poder nesse mundinho, parabéns pelo nosso dia !

Belle disse...

Que lindo, parabéns pela crônica e pela publicação. As jornalistas também foram e são peça-chave nessa história que estamos construindo. Bjs! Belle