segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais


“Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais” é uma coletânea que apresenta várias reflexões sobre as mutações e a atual valorização do corpo, em que apresenta perspectivas sobre os imperativos da beleza e da boa forma, da juventude e da saúde perfeita. Atenta-se às performances a que se sujeitam os copos, às próteses, terapias, implantes, transplantes, cirurgias plásticas, condicionamentos físicos, gerados no ápice da tecnologia e da sofisticada maquinaria de mutação corporal. A coletânea reúne artigos de dez autores, organizados pelos mestres Edvaldo Souza Couto e Silvana Vilodre Goellner.

O livro apresenta aspectos inerentes a várias áreas de conhecimento, assim, é possível identificar estudos embasados nas áreas de Comunicação Social, Artes, Educação, Educação Física, Biologia, Enfermagem, Filosofia, Sociologia. Não há, por assim dizer, um critério que seja, a priori, visível para a seqüência escolhida à disposição dos textos, no entanto, a leitura é tranqüila, apesar de ser complexa, sendo possível perceber a coerência e a continuidade das idéias defendidas na coletânea a cada texto, do início ao fim.

Sem dúvida a obra apresenta discussões e reflexões relevantes diante do atual contexto social em que vivemos. Como diria o poeta “prefiro ser essa metamorfose ambulante”, versos ditos pela primeira vez em 1973, no entanto, percebemos que a atual sociedade vive rotineiramente uma metamorfose ambulante, a cada dia ela é mais mutante, plural, fluída e, principalmente, líquida. E é neste cenário que obras como “Corpos Mutantes” legitimam concepções inovadoras sobre a atual valorização do corpo humano, que expressam e acentuam os imperativos da beleza e da boa forma, da juventude. Uma bibliografia que interessa a uma gama de profissionais, estudantes e pessoas leigas, que utilizam tecnologias de transformação em seus corpos e que também conquistam status, prestígio, aceitação e por que não dinheiro com a otimização do corpo.

Conceitos atuais e instigantes compõem a obra, que apresenta uma leitura excitante e inovadora. Uma boa sugestão para quem quer estar por dentro de conceitos inovadores e que vivencia a era da presentividade.


Rose Dayanne Santana
Estudante de Comunicação Social


Um comentário:

Comunicação,Mídia e Cultura disse...

Olá Rose... tudo bem?
Esse seu artigo esta no blog da matéria.
Fico grato.



P.S.: Pode mandar para saurm2@hotmail.com