terça-feira, 28 de agosto de 2012

De algum jeito

Odeio algumas lágrimas que deviam ser invisíveis e não são. Ah, mas deixa elas ai. As vezes ele vem como a saudade, que pode aperta tanto o peito que faz derramar águas pelos olhos! Típico daquelas frases de caminhoneiro. Vi muitas assistindo ao filme maravilhoso, "A Beira do Caminho". Tipo "Quando não se tem nada, a metade é o dobro"... Uma película linda que me tocou demais.

Com uma trilha sonora de doer, daquelas dos boêmios românticos apaixonados e desgraçados (quem disse que seria para todo mundo um mar de rosa).  Deu só Roberto, na maioria das vezes... A história de um caminhoneiro que tenta fugir dos seus fantasmas que encontra a beira do caminho um menino que, ao contrário dele, tenta se encontrar consigo, com sua vida, com o pai que nunca conheceu. A relação entre eles é tão bonita! Vale a pena. Fez-me lembrar Benjamim (O Palhaço) e Gil (Midnight Paris), que ao contrário do retraído e econômico com as palavras e sorrisos, João, buscam o combustível que justifique sua vida sem graça. Gil e Benjamim acabam descobrindo na simplicidade de seus cotidianos, debaixo dos seus respectivos narizes, a fonte para continuar seguindo. É certo que para enxergar o que está na cara, suas fugas foram fundamentais.

João não quer se encontrar com ele, pelo contrário, quer fugir dele, a todo custo. Seu passado é torturador! E o pequeno Duda, otimista que é, só quer o aposto de João. E alegria do menino vai cativando o caminhoneiro aos poucos, até que temos um final feliz...

Nem vou falar do outro pano de fundo do filme... Que se desenvolve a partir de um triângulo amoroso.... Ative-me aos cenários do filme, a fuga de João e sua relação com Duda.

Meu foco foi aquele aquele cenário de estradas, postos de gasolinas, e cidades quase esquecidas, que me fez lembrar também das minhas aventuras (lê-se de trabalho e muito trabalho) que seguem no sentido Norte/Sul ou Sul/Norte da BR 153 que cruza o estado do Tocantins. Mas isto é assunto de outros posts.

No entanto, queria ter algo em comum com João, Duda, Gil e Benjamim, queria que nos filmes nos quais eles estrelam, o final pra mim também fosse feliz... De algum jeito!

Com colaborações!



Nenhum comentário: