segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Aquarela

Muito mais do que uma técnica de pintura, em que os pigmentos se encontram suspensos e dissolvidos em água, a aquarela em si exterioriza um tipo de mágica. Lembro-me que quando criança sempre balbuciava uma canção que levava o nome da técnica, sem simplesmente saber do que se tratava, apenas viajava na letra da canção, que confesso, cantava com alguns erros (nunca fui boa com letras de música). O que mais me encanta nisso tudo são as cores, a vida que elas transmitem,embora nos mais variados suportes que podem ser utilizados a partir desta técnica, seja o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela, enfim, o que mais encanta são as cores.Por que falar de aquarela no primeiro post do ano? Para ser sincera, ainda não sei.

Sobre a técnica de pintura, sei pouco ou quase nada. Mas da música, tenho sim minhas recordações de infância. No entanto, o sentido mais sincero que absorvo dessa canção é o fato de podermos traçar caminhos em nossa vida. Pensem bem, “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”. Sim, podemos desenhar a nossa vida numa folha, rabiscar nossos sonhos, objetivos, desejos... O que você quer? Do que você precisa? Use cinco ou seis retas, faça um castelo. Se algo der errado, proteja-se, use um guarda-chuva. E deixe-se voar, contorne a imensa curva, vá de norte a sul, com bons amigos, com a família, bebendo e cantando. E tenha certeza, tudo na vida começa com a gente, parti de você. Tudo enfim, é conseqüência. E tenha certeza que ali logo em frente, espera um futuro. No entanto, não deixe descolorir. Mantenha as cores vivas, e sempre as retoque... Mantenha a aquarela vibrante, independente do suporte, não deixe sua vida descolorir... Faça de 2009 um ano colorido...

AQUARELA

Toquinho e Vinicios de Moraes

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu ...

Nenhum comentário: